Em meados de 2020 aprovamos, pelo Edital Elisabete Anderle, a produção do CD "Sons da Capoeira do Ecos de Santo Amaro". O projeto surgiu a partir de uma decisão de Contramestre Latino que, em 2015, ao voltar a dar aulas de capoeira depois de um hiato de doze anos, decide, experimentalmente, dedicar pelo menos trinta minutos de cada uma de suas aulas para a exploração musical, algo inovador no grupo até aquele momento. Nessas aulas, os alunos aprenderam a tocar os instrumentos percussivos mais frequentes na capoeira bem como os principais toques dos berimbaus. Além desses instrumentos, noções de rítmica foram trabalhadas, como o uso das palmas e instrumentos mais complexos como o triângulo. À medida que os alunos passaram a dominar os instrumentos, também foi trabalhada a composição de cantigas e o canto. As diversas maneiras de afinar os berimbaus também passaram a ser uma questão amplamente abordada, gerando várias experiências que enriqueceram a qualidade musical das cantigas executadas e deram à musicalidade do grupo novo caráter e nova identidade, que rapidamente passaram a ser reconhecidos pelos outros capoeiristas da região.
O êxito desse processo torna-se ainda mais especial quando se considera que essas aulas aconteceram no Espaço Cultural Ecos de Santo Amaro e fazem parte do projeto voluntário “Capoeira Ecos de Santo Amaro”, que oferece aulas de capoeira gratuitas para crianças, adultos e adolescentes especialmente de bairros não centrais do município de Navegantes. Alguns desses alunos, inclusive, vivem em situação de vulnerabilidade social e encontram na capoeira e na musicalidade um eixo transformador de suas vidas.
Considerando esse contexto, o CD registra algumas das cantigas que foram produzidas ao longo desses anos, contando com a habilidade e conhecimentos musicais que foram desenvolvidos pelo grupo nesse processo de educação musical explicado acima. Em suma, este CD é o resultado do aprendizado, esforço e dedicação dos alunos na exploração das potencialidades musicais da capoeira, contribuindo com o reconhecimento e visibilização do empenho desses aprendizes e parceiros.