Baixe AQUI o livro!
Este livro traz a fala de nove capoeiristas responsáveis pela consolidação da capoeira na cidade de Navegantes, escolhidos sob o critério de serem pessoas que iniciaram e deram continuidade a um trabalho na cidade, seja como praticante, seja como professor. Os capítulos estão organizados de maneira cronológica, começando por Mestre Olhão, que começou a capoeira em Navegantes no final da década de 80, e terminando com Professora Índia, que chegou à cidade em 2000. Entre os dois, estão Mestre Barranca, Mestre Careca, Mestre Capitão, Professor Faíska, Contramestre Assustado, Professor Barrusco e Contramestre Latino, que é um dos coautores deste livro.
Cada capítulo representa a fala de cada uma dessas pessoas, que foi transcrita e levemente adaptada, apenas para buscar melhor fluidez do texto. É importante mencionar que este é um livro de histórias e memórias, e a memória, além de pregar peças, é uma construção individual, ela é de cada um, e fizemos questão de respeitar isso durante a sua composição.
Embora seja um material inédito, achamos que este livro está longe de fazer jus à importância da capoeira para Navegantes e de Navegantes para a capoeira: cidade ainda pequena para alguns, mas que há mais de três décadas recebeu em seu seio a capoeira de um dos grupos mais influentes do mundo; que sediou um evento pioneiro no começo dos anos 2000, trazendo da Bahia vários dos mestres ainda hoje mais importantes da arte; que foi sede da primeira federação de capoeira do estado e que continua recebendo capoeiristas de várias partes do mundo para continuar construindo, aqui, o legado dessa arte ancestral.
ISBN: 978-65-00-18729-8